============================================================================================
São Paulo - Barra Bonita   -   A Cidade
   ============================================================================================
São Paulo - Barra Bonita - A Cidade - Imagens da cidade de Barra Bonita , uma colaboração do amigo e colega de radioamadorismo, Raul Mendonça - PR8RL de São Luís-MA, que tem seu blog em: Blog do Raul
A bela cidade de Barra Bonita, a 300 km da capital São Paulo (Brasil), com população aproximada de 40.000 habitantes, é palco de um dos mais belos passeios fluviais do Brasil.
Vivendo do turismo, do artesanato, da cerâmica e da cultura da cana-de-açúcar, com a Usina da Barra, maior produtora individual de açúcar e   álcool do mundo, Barra Bonita tem excelente índice de qualidade de vida.
Barra Bonita é uma típica cidade do interior. A vida calma na cidade, onde todos se conhecem e se cumprimentam, fazem dela um recanto agradável para se viver e visitar.
A cidade deve a maior parte do seu desenvolvimento aos imigrantes, especialmente, os italianos, que aqui se fixaram no fim do século XIX.
Prédio do Museu Histórico Luis Saffi, antiga estação ferroviária de Barra Bonita.
O majestoso prédio da Câmara de Vereadores de Barra Bonita
A feira de artesanato com lindos trabalhos produzidos pela mãos hábeis de artesãos ribeirinhos, encantam os olhos dos visitantes.
A hidrovia tem papel preponderante na economia da cidade. O rio, também, conhecido como rio das bandeiras desde antes do descobrimento do Brasil, se destaca como meio de navegação por todo interior.
San Marino é uma das embarcações que fazem o agradável passeio pela eclusa.  Com capacidade para 700 pessoas, peso de 210 toneladas, o San Marino é um dos mais modernos e luxuosos barcos em navegação, oferecendo conforto e segurança aos passageiros.
Numa velocidade de 10 nós (19 km/hora aproximadamente), o barco caminha suavemente sobre as águas, onde a profundidade acima da barragem chega a 40 metros.
Trajeto sobre as águas do Rio Tietê, onde a profundidade acima da barragem chega a 40 metros.
Com 2400 km navegáveis, passando por cinco estados brasileiros e integrando quatro países do cone sul (Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai), banhando 220 municípios, a hidrovia Tietê – Paraná é vetor de desenvolvimento em todo seu curso.
A bordo do San Marino, o prazer de desfrutar da melodia ao som do violino, enche nossos corações de emoção.
E é grande a animação dentro do barco, com muitas músicas e danças.
O romantismo do passeio encanta e emociona os casais de namorados.
Ponte Campos Salles, patrimônio histórico da cidade, inaugurada em 1915, construída toda em aço, foi trazida da Alemanha para o Brasil  juntamente com a ponte pênsil de São Vicente e a ponte Hercílio Luz, de Florianópolis.
A hidrelétrica com suas quatro turbinas, geram energia elétrica de 140 megawatts de potência, o equivalente ao consumo de uma cidade com 500 mil habitantes.
Aqui a entrada da embarcação na câmara, onde será processada a eclusagem.
Após ingressar na eclusa, que tem comprimento de 142 m., largura de 12 m. e desnível de 26 m., são necessários 50 milhões de litros de água para completar o processo de enchimento e esvaziamento.
Com a embarcação atracada no nível de jusante (nível baixo da barragem), o operador fecha as comportas da parte de baixo da eclusa e dá-se inicio ao enchimento da câmara. Esse processo leva, aproximadamente, 15 minutos e tudo se processa por gravidade.
Completado o enchimento, começam se abrir as comportas, para a saída da embarcação ao nível superior da hidrovia.
Casas de veraneio às margens do rio, durante o percurso por Barra Bonita.
A beleza das margens do rio, durante seu curso pela cidade de Barra Bonita, com as “spathodeas” floridas, encantam nossos olhos.
Num futuro próximo, com a construção de uma eclusa em Santa Maria da Serra, o rio Piracicaba se integrará à Hidrovia Tietê – Paraná e, assim, Piracicaba e cidades a jusante, se beneficiarão da navegação fluvial integrada pela grande hidrovia.

Do turismo à agricultura, à indústria e ao comércio, a Hidrovia Piracicaba-Tietê–Paraná é um rio de negócios, com grandes oportunidades de  turismo e de investimentos rentáveis.
São Paulo - Barra Bonita   -   A Cidade