============================================================================================
Cazaquistão - Astana   -   A Cidade
   ============================================================================================
Cazaquistão - Astana - A Cidade - imagens da cidade de Astana", é uma colaboração do amigo e colega de radioamadorismo, Fernando Martins - CT1AFT de Porto-Portugal.
Astana é a atual capital do Cazaquistão.  A cidade já recebeu os nomes de Akmolinsk entre 1824 e 1961, Zelinograd entre 1962 e 1991 e Akmola entre 1992 e 1998, quando por fim recebeu o nome atual.  Segundo estimativas de 2009, Astana conta com cerca de 802.980 habitantes numa tendência de aumento incessante.  É também uma das capitais com clima mais frio do mundo (no fim do outono os termômetros já podem marcar 35 a 40 graus centígrados negativos).  É banhada pelo rio Ishim.  A cidade foi fundada em 1824 com o nome de Akmolinsk.  A sua importância cresceu no fim do século XIX, quando se tornou um entroncamento de importantes linhas ferroviárias.   ssim que o Cazaquistão tornou-se independente da União Soviética em 1991, a cidade foi renomeada para Akmola e futuramente se tornaria a capital da nova nação.  Em 1997, quando a capital foi transferida finalmente de Almaty para esta cidade, o seu nome foi mais uma vez alterado.  As razões para tornar Astana a capital do país não se limitam aos terremotos em Almaty, mas também existia um forte interesse do governo cazaque de poder controlar de uma melhor forma as zonas do nordeste, onde existe grande influência russa e fala-se russo.  Astana é um ponto importante nos caminhos-de-ferro, não só em sentido norte-sul (de Petropavl (ou Petropavlovsk) para Tashkent e Almaty), mas também oeste-leste (de Moscovo para a China).  A cidade é servida pelo Aeroporto Internacional de Astana.

Aeroporto Internacional de Astana
Vista aérea da cidade
Torre Bayterek




Torre Bayterek - O monumento tem por objetivo incorporar uma zona que fale sobre um mítico de uma árvore da vida e a magia da felicidade das aves: o pássaro, chamado Samruk, está pondo seus ovos nas fendas entre dois ramos de um álamo.  A estrutura de 105 metros consiste em um estreito eixo cilíndrico de cor branca, a ampliação foi feita na parte superior (da árvore), onde uma esfera de ouro reflete 22m de diâmetro (o ovo) que contém a plataforma de observação em seu apoio.  A altura da coberta é de 97m, que simboliza o ano da transferência da capital a Astana (1997).  Do alto da cobertura se pode ver grande parte da nova cidade em construção.  Além disso, na plataforma de observação, a torre contém um grande aquário e uma galería de arte.
As Torres Gêmeas
O centro da cidade
Palácio da Independência






Vista da cidade
Edifício do Parlamento


Mesquita Nur-Astana. - É a mesquita mais grande do Cazaquistão e também da grande Ásia Central.  Tem uma capacidade para mais de 5.000 fiéis.  A estrutura á feita de vidrio, Concreto e granito.  Os 40 metros de altura simbolizam a idade do Profeta Muhammad de quando recibeu as revelações, e a altura de los minaretes de 63 metros, a idade de Muhammad quando morreu.
Centro Presidencial de Cultura. - Construído no ano 2000, o Centro conta com uma biblioteca de 570.000 livros da celebração, uma sala de concertos para 400 pessoas, o Museo de Cazaquistão, e oficina de trabalhos diversos.  A Superficie total do Centro representa 15.500 metros quadrados.
Banco de Desenvolvimento Euroasiático
Rua de Saryarga
Edifício do Primeiro Ministério
A Nova Estação de Trens. - Funciona como a principal estação de trens de todo o país já que conta com diversos trens equivalentes aos das cidades nacionais mais importantes e que permitem viajar a países tais como Rússia, Ucrânia, Kirguistão e Uzbekistão.
Palácio presidencial de Ak Orda
Edifício do Tribunal Superior
Cemitério de Astana
Río de Ishim
Centro de hospitalidade de Khan Shatyr. - Um edifício de 150 metros de altura tem uma base elíptica de 200 metros cobrindo 140.000 metros quadrados.  Em baixo da capa tem uma área que cobre uma superfície equivalente a 10 campos de futebol que será um parque interno à escala urbana dedicado às compras e ao entretenimento, com praças e ruas para pedestres, um río interno, um centro comercial, um espaço para minigolf e uma praça coberta.
Estádio de Taban Astana. - O estádio foi concebido como um grande anfiteatro com uma forma distinta e reconhecível ao instante em que se vê de longe e de perto. Essencialmente uma estrutura de dois níveis: o piso inferior, com capacidade para 16.000 acentos, rodeia a área de jogo, enquanto que o piso superior dos lados leste e oeste dão espaços para mais 14 mil espectadores.


Edifício do gas de Kaz Munay
Hotel Radisson


Astana à noite
Pirâmide da Paz. - Esta estrutura piramidal tem 62 metros de altura e uma base também de 62 x 62 metros.  O edifício se concebe como um centro global para a compreenssão religiosa, a renúncia à violência e à promoção da fé e a igualdade humana.  A Pirâmide da Paz expressa o espírito de Cazaquistão, onde as culturas, as tradições e os representantes de diversas nacionalidades convivem em paz, harmonia e concórdia.
Pirâmide da Paz. - Aço, pedra e cristal são os três materiais que "marcam" esta arquitetura, respectivamente, pelos elementos tubulares que compoem os perfis, pelo revestimento externo e pela ponta.  Aquí, além do mais, a escolha de várias cores e a presença das decorações realizadas pelo artista Brian Clarke aumentam a viveza e dinamismo à imponente estrutura   Lhe serve de base um pódio, também este quadrado, de 96 metros de largura, que tem uma dupla função: aumentar a altura da pirâmide e conter, em seu interior, um auditório capaz de abrigar 1.500 pessoas.  Seu teto, sem dúvida, é circular, retomando a sí a forma do corredor na planta superior, em correspondência com cujo centro uma abertura permite a entrada de luz natural.


Pirâmide da Paz - O interior
Pirâmide da Paz. - Além desta sala de concertos, a Pirâmide da Paz abriga também um centro cultural sobre todas as etnias que vivem em Cazaquistão, um museu, a Universidade da civilização, uma biblioteca e um centro de investigação sobre as religiões de todo o mundo.
Teatro da ópera na Pirâmide da Paz
A forma do edifício recorda o dinamismo das pétalas de uma flor como uma metáfora da dinâmica da música em sí.   A estrutura externa do edifício se realiza mediante uma série de paredes curvas inclinadas de concreto com um fundo azul pintado de painéis de fechamento de vidro.  Estas estruturas protegem as funções interiores do edifício das duras condições climáticas de Astana.  O edifício abriga três salas de música, restaurantes, lojas, bares e um vestíbulo de 30 metros de altura.  A principal sala de concertos para 3.500 pessoas é uma das mais grandes de sua clase e é capaz de acolher a uma multidão de diferentes eventos, desde a clásica à música pop, ballet e conferências graças à sua flexibilidade acústica.  Esta flexibilidade se produz por um sistema de cortinas acústicas e um desenho especial, falso teto chamado agulheiro negro, que absorve a maior parte das reflexões acústicas da sala.
Outras imagens sem textos de identificação ou legendas
















Cazaquistão - Astana   -   A Cidade