============================================================================================
Laranjal - Praias -   Balneário dos Prazeres - Árvores
   ============================================================================================
Balneário dos Prazeres - Árvores - O Balneário Nossa Senhora dos Prazeres, na orla da praia, em toda a sua extensão, é a região mais arborizada de todas as praias do Laranjal. Possui grande variedades de árvores, dentre elas, muitas figueiras centenárias. As árvores de grande porte à beira ou nas proximidades da praia eram muito procuradas para, à sua sombra, ser armadas barracas onde os veranistas acampavam. Muitos deles, sem o espírito de conservação ambiental, faziem fogo para preparar sua alimentação e fazer churrasco, comtribuindo para a crescente destruição destas árvores, com predominância das figueiras, por ser as mais frondosas. Outros dois fatores (assoriamento e erosão), foram também associados aos primeiros motivos para a aceleração da destruição daquela bela mata, numa extensão de aproximadamente 4.7 km (da frente da Estância dos Prazeres até proximidades da Colônia Z3). O desleixo do governo municipal, desde de muitos anos também somou a aceleração, pelo seu abandono. Nos últimos anos, aproximadamente depois de 2009 algum trabalho de recuperação setá sendo levado a efeito, mas, a maioria estão servindo apenas para projeção eleitoreira, sem que todo o necessário seja feito.
Nas imagens abaixo pode-se observar o tanto quanto a Lagoa avançou para fora do leito, causando esta enorme erosão. É óbvio que, neste caso, não podemos imputar responsabilidades ao poder público, por tratar-se de efeitos da natureza, mas estas árvores são as que margeiam a praia.








Nas imagens acima pode-se observar o tanto quanto a Lagoa avançou para fora do leito, causando esta enorme erosão. É óbvio que, neste caso, não podemos imputar responsabilidades ao poder público, por tratar-se de efeitos da natureza, mas estas árvores são as que margeiam a praia.






Nestas imagens vemos o efeito danoso dos homens: os troncos de árvores, outrora, frondosas, agora a caminho da destruição pelo uso de verdadeiras fogueiras no seu tronco, sem que nunca se visse um único agente de fiscalização no local.




Nas imagens acima vemos muitas outras árvores bastante afetadas pela erosão
Esquerda: Uma árvore sã - Direita: Uma árvore de pequeno porte que, embora afastada dos efeitos da erosão, apresenta sinais de avançado envelhecimento
Laranjal - Praias   -   Balneário dos Prazeres - Árvores