============================================================================================
Laranjal - Sub bairros -   Colônia de Pescadores Z3 - História
   ============================================================================================
Colônia de Pescadores Z3 - História - A Colônia de Pescadores Z3 foi fundada em 29 de junho de 1921 com base na lei 2.544 de 1912, que criou as colônias de pescadores com o principal objetivo de cadastrar pescadores artesanais para uma possível convocação para a guerra, por terem estes um grande conhecimento das regiões litorâneas e poderem se tornar peças fundamentais na aplicação de estratégias de defesa nacional, que eventualmente necessitassem ser aplicadas.

A Colônia de Pescadores Z3, como é hoje conhecida, foi antes denominada de Colônia de São Pedro, ou Arroio Sujo.  A Colônia começou com umas poucas famílias de pescadores que viviam em casas de madeira e palha, oriundas de diversas regiões, todas do Rio Grande do Sul, como Rio Grande, Piratini, Tapes, Viamão, mas com seu progresso a partir da década de 50 logo se estabeleceram outras famílias oriundas do Estado de Santa Catarina, das cidades como Laguna, Itajaí, Florianópolis, entre outras.  A partir da década de 1960 começaram a vir famílias oriundas de uma ilha conhecida como "Ilha da Feitoria.

Conheci melhor a Colônia Z3 entre 1965 e 1975 quando nas minhas lides bancárias concedia financiamentos a diversas empresas e particulares, como: J. S. de Freitas, José e Eliseu de Oliveira Souto, Eduardo Acosta, entre outros, e pessoas físicas que formavam um pequeno grupo e chamavam de "parelha", como alguns que lembro vagamente: Antônio Rodrigues Maciel, Carranho, que foi meu companheiro de quartel na 4ª Cia. em 1960, entre outros que não lembro os nomes.   É um povo simples, trabalhador e, naquele período, como deve ser até hoje, unidos e muito sérios nos seus negócios.

Uma história muito bonita e bem narrada, com detalhes que desconheço, (exceto um deles, o Silvano de Freitas Costa que quando o conheci era proprietário da Estância da Graça, no Posto Branco) pode ser encontrada no site:

Eco Museu da Colônia Z3.
Laranjal - Sub bairros   -   Colônia de Pescadores Z3 - História