============================================================================================
Pelotas - Bairros -   Três Vendas - História
   ============================================================================================
O Bairro Três Vendas é um dos mais antigos e populosos bairros de Pelotas. Localiza-se na zone oeste da cidade e interliga a cidade com a atual BR-116 que interliga Pelotas a Porto Alegre.

Sua população em 2010 era de 60.190 habitantes e, predominante de origem alemã e iniciaram desenvolvendo a atividade agrícola a nível familiar, evoluindo para a avicultura, suinocultura, fruticultura, construindo seus frigoríficos, engenhos de beneficiamento de arroz, indústrias de conservas e um forte comércio em todas as áreas.

Tem uma das maiores áreas dos bairros e nele estão o Aeroporto Internacional, a Sociedade Agrícola de Pelotas, a Concessionária Fiat, um Seminário, o Quartel General da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada e o Conjunto Agrotécnico Visconde da Graca-CAVG, atualmente(2010) integrado ao IFSUL (Instituto Federal Sul-rio-grandense), abriga ainda a Barragem Santa Bárbara.
As principais vias são Avenida Fernando Osorio, antiga Avenida Argentina, Av. Salgado Fliho, Av.Leopoldo Brod, Rua São Paulo, Av. Guadalajara e Av.Ildefonso Simões Lopes.

É composto, de vários sub-bairros, entre eles: Pestano, Getúlio Vargas, Santa Terezinha, Cohab Tablada, Py Crespo, Sitio Floresta, Cohab Lindóia, Arco-Iris, Vila Treptow, Colina do Sol, Sanga Funda, entre outros.
No bairro estão os três principais macro-atacados: Macro Atacado Treichel, Macro Atacado Krolow e Atacado Maxxi. O bairro Três Vendas tem este nome pois antigamente no entroncamento das avenidas Fernando Osório e Salgado Filho, havia três vendas, nas quais os colonos vinham para a cidade vender seus produtos.
Pelotas - Bairros   -   Três Vendas - História