============================================================================================
Pelotas - Bairros -   Areal - História
   ============================================================================================
O Bairro Areal é o segundo bairro mais populoso de Pelotas, 78.247 habitantes em 2010, perdendo em número apenas para o Fragata, e localiza-se na zona leste da cidade.  Foi nesta região que surgiu a cidade de Pelotas, quando em 1780 o charqueador português José Pinto Martins fundou, às margens do Arroio Pelotas, a primeira Charqueada, iniciando a Freguesia de São Francisco de Paula, mais tarde Vila, que em 1835 elevou-se à cidade de Pelotas.

O bairro possui estrutura de quase cidade, tendo Postos de Saúde, duas Empresas de ônibus urbano (Santa Maria) e (Laranjal), uma emissora de TV, RBS TV Pelotas (canal 4 VHF), que transmite a programação da Rede Globo, Instituto de Menores, conhecido como "Abrigo de Menores", um hospital psiquátrico (Hospital Espírita de Pelotas), dois museus: Museu da Baroneza(Chácara da Baroneza) e Museu do Charque.

A Avenida Domingos de Almeida (Domingos José de Almeida foi um dos Charqueadores) é a principal via do bairro com uma extensão de aproximadamente 6 Km, tendo seu início no começo da Rua Avenida Juscelino Kubstchek de Oliveira (antes Canal do Arroio Pepino) e seu final na Rua Barão de Corrientes.

O Bairro é composto, além da artéria principal, de vários sub-bairros, entre os quais os principais são: Chácara da Baronesa, Jardim Europa, Bom Jesus, Bandeirantes, Cruzeiro do Sul, Nossa Senhora de Fátima, Navegantes I, II e III, entre outros.

O bairro possui um comércio bem desenvolvido, principalmente nas necessidades básicas como padarias, açougues, farmácias e mini-mercados. Contém também lojas de departamento e roupas. Além da previsão de lançamento de um shopping center, em abril de 2013, que será o primeiro do gênero na cidade.

No serviço de táxi, mototáxi, e transporte coletivo existem diversos pontos facilitando o deslocamento aos bairros e principalmente ao centro da cidade.
Pelotas - Bairros   -   Areal - História