Notícias Locais/Regionais:
    Diário Popular - Pelotas, RS 
    Correio do Povo - P. Alegre, RS 
    Zero Hora - Porto Alegre, RS
 
    Jornal Agora - Rio Grande, RS 

clicRBS

Últimas notícias

Carregando...

  Clima:   
   Pelotas - RS 
   Toda Região Sul 
   Geral - escolher região 
   Região sujeita a Raios/Trovoadas 
 WebCams no Brasil:   
  Rio de Janeiro-RJ Copacabana 
  R. de Janeiro-Copacabana Palace hotel 
  Natal-RN Ponta Negra beach 
  R. Janeiro Copacabana Beach Posto6 
  Santos-SP Itapecirica 
  Guarujá-SP - 16 Câmeras Robóticas 
 Câmeras pelo mundo:   
  Câmeras no mundo - Seleção e pesquisa 
Click to get your own widget
Osmar do Prado e Silva

...

Veja imagens de Satélite em Tempo Real   
Clique na imagem


Praias do Laranjal - História - O Laranjal tem origem composta por partes de duas fazendas: Costa e Fontoura. O primeiro proprietário destas terras, Quincas Patrão, chamava-se Joaquim José D' Assumpção e era natural de Lisboa; após o seu falecimento, a propriedade foi sendo repassada aos seus herdeiros. A fazenda Fontoura, passou a pertencer aos irmãos José Maria e Manuel Bento, aonde vieram a falecer em 1902 e 1896, respectivamente, ambos solteiros; a fazenda ficou como herança, bem como libras, ouro e outros pertences de valor para o seu sobrinho. Dr. Antônio Augusto de Assumpção, médico, formado no Rio de Janeiro, que se encarregava de dar assistência médica aos referidos tios.
Antônio Augusto de Assumpção casou-se com Zilda Tavares de Assumpção, deste matrimônio nasceram quatro filhos: Amélia Augusta de Assumpção, Arthur Augusto de Assumpção, Alfredo Augusto de Assumpção e Antônio Augusto de Assumpção Junior, cabendo a eles um quinhão de terras, as quais deram origem às seguintes fazendas, respectivamente: estância Nossa Senhora dos Prazeres; Villa Judite, estância Mimosa, Carmelo e estância do Laranjal.
Os irmãos Fontoura moravam na fazenda "Solar do Laranjal", casa secular que ainda hoje existe e está em poder da filha do Dr. Antônio Augusto de Assumpção Junior, fundador da Vila residencial Balneário Santo Antônio.
A fazenda da Costa está ligada à raiz do Laranjal devido ao casamento e conseqüente união de bens do casal Joaquim Augusto de Assumpção e Maria Francisca Mendonça de Assumpção.
O termo Laranjal foi motivado principalmente devido o terreno arenoso propício à produção e cultivos de cítricos como laranja, bergamota e limão; como à grande maioria das espécies de frutas cultivadas nessa região possuía a cor de laranja na sua casca, a localidade foi coloquialmente sendo chamada de praia do Laranjal. (Etcheverry, 1979)
Os limites que demarcam ou definem a área do Laranjal, podem ser visualizadas no mapa abaixo, seguindo-se contorno das margens da Lagoa dos Patos, Canal São Gonçalo, Arroio Pelotas e uma estrada cujo nome não me recordo e não encontrei informações, porque a maioria das pessoas de minha época já estão "no andar de cima", mas, fazia limites com a Estância da Galatéia, e terras da empresa Coronel Pedro Osório, S/A.
Abaixo, vemos uma imagem aérea mostrando no primeiro plano, o Arroio Pelotas, que serpenteia em direção ao Canal São Gonçalo, que não está visível, mas se localiza no topo da imagem. À esquerda, no meio da imagem vê-se a ponta nova sobre Arroio Pelotas, vindo da direção da cidade e, seguindo à direita para a praia do Laranjal. À saída da ponte, à direita já se pode ver o casario que margeia a Avenida Adolfo Fetter, começando pelo Clube de Caça e Pesca, Recanto de Portugal, Villa Assumpção I e II, entre outros, e ao fundo, os balneários Pontal da Barra, Valverde e Santo Antônio, margeando a Lagoa dos Patos.
Nesta imagem, vemos a ponte nova com mais detalhes. Esta, tem início no final da Avenida Ferreira Viana e final na Avenida Adolfo Fetter.
A Praia do Laranjal era usada como propriedade particular.
A travessia do Arroio Pelotas era feita por uma balsa da família Assumpção, única forma de acesso a praia do Laranjal até então, como aparece na figura abaixo.
Abaixo, imagem de outra balsa fazendo a travessia do Arroio Pelotas em 1945
Fonte: 1 - UFPel, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Educação Tutorial-PET FAUrb, Rua Benjamim Constant, 1359 - Campus Porto - Pelotas/RS. rachellazzarotto@yahoo.com.br   -   URL: http://www.ufpel.edu.br/cic/2009/cd/pdf/CE/CE_00881.pdf
Fonte: 2 - Informações obtidas diretamente quando administrador da propriedade de Dr. José Ottoni Ferreira Xavier e interventor na concecionária do Loteamento Balneário dos Prazeres, no período de 1979 a abril de 1986, quando do falecimento do Dr. Ferreirinha.
Pu3yka - Rio Grande do Sul - Pelotas - Praias - Laranjal - História